A organização e controle de dados podem facilitar diversos processos empresariais. A tecnologia veio como um mecanismo para facilitar o cotidiano das instituições, permitindo automatizar etapas manuais e tornar o trabalho eficiente, economizando tempo e armazenando conhecimentos importantes.
Pensando nisso, foram desenvolvidos os chamados ERP (Enterprise Resource Planning), que são softwares de gestão empresarial projetados para organizar e centralizar o fluxo de trabalho de uma empresa. Através deles, é possível gerenciar e integrar as principais operações de negócios, propiciando tomadas de decisões mais assertivas e colaborando para o crescimento organizacional.
Esse tipo de solução unifica os processos e facilita muito a comunicação entre as áreas, agilizando o fluxo de trabalho. Dentre os recursos incluídos nesses softwares, podemos trabalhar com finanças, recursos humanos, estoque, vendas, marketing, operações e muito mais. A principal vantagem de um ERP é concentrar todas as funções para que os dados sejam compartilhados entre os departamentos de maneira fluida e eficiente.
Antes do surgimento de sistemas, cada departamento utilizava seu próprio software, o que muitas vezes causava desorganização, perda de dados e atraso no processo. O avanço tecnológico permitiu a utilização de apenas uma plataforma, eliminando as fragmentações, reduzindo informações duplicadas e a falta de controle gerencial.
Vantagens do uso de um ERP
Além da integração dos processos, quais são as principais vantagens de utilizar um ERP? Essa tecnologia proporciona uma melhoria significativa nas operações ao automatizar processos manuais e repetitivos. Isso diminui a margem de erros humanos, permitindo o acesso, correção e armazenamento de informações em tempo real. Esses softwares são seguros e podem ser reforçados com funcionalidades de controle de acesso e criptografia.
Com a expansão da empresa, as necessidades de gerenciamento e controle de recursos também aumentam. Por isso, um ERP se torna tão fundamental, ao possibilitar acompanhar o crescimento, consultar histórico de dados e fornecer trilhas de auditoria, melhorando o controle interno.
Alguns sistemas de gestão mais desenvolvidos permitem a integração de módulos que incorporam funções mais complexas e direcionadas para cada setor. Facilitando processos como contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, folha de pagamento, gerenciamento de inventário, cadastro de leads e fornecedores, Business Intelligence (BI) e muito mais.
Conheça o Automo: primeiro ERP desenvolvido exclusivamente para motéis
Pensando nesses aspectos positivos de um ERP, desenvolvemos o Automo, a primeira plataforma de gestão criada exclusivamente para o setor moteleiro. Concentramos diversas funcionalidades em uma ferramenta para alavancar as vendas do seu motel. São oito categorias principais: ferramenta de vendas, smart chef, BI (business intelligence), controles elétricos, financeiro, alimentos & bebidas, gestão de processos e estoque.
Ele possibilita a automatização do seu negócio de forma eficiente, além da inclusão de módulos e integração com outras soluções da Ecxus Tecnologia. Desta forma, você economiza tempo e gerencia recursos da melhor forma. Os dados podem ser consultados a qualquer momento, por meio de dashboards, onde, em apenas uma tela, você visualiza todas as informações do seu motel. O que permite uma análise comparativa das movimentações de clientes com dados imprescindíveis para tomada de decisões importantes.
Permita-se observar a rotatividade e permanência em determinadas suítes de maneira prática e rápida. Garantimos a entrega de relatórios detalhados com taxas de ocupação, distribuídas pelo nosso “mapa de calor”. Através desse mapeamento, o usuário consegue acessar os dias e horários específicos do que chamamos “pontos de estrangulamento de movimentação”, onde há maior taxa de ocupação das suítes. Isso possibilita direcionar a escalação de equipe, gerenciamento de estoque, campanhas de marketing e outras ações de acordo com a movimentação de clientes, divididos por dias e horários.
Além disso, já pensou em analisar com precisão a média de locações e vendas de cada quarto? Por meio do Automo, conseguimos visualizar elementos específicos da hospedagem e consumo, facilitando o trabalho direcionado, analisando a média de defeitos e manutenção por categoria de apartamento, e identificando quais equipamentos ou problemas impactam diretamente a sua lucratividade.
Desenvolvemos mais de cinquenta módulos de integração que permitem a gestão e integração completa do seu negócio. Conheça mais sobre essa e outras de nossas soluções, e garanta uma experiência única para os seus clientes, aumentando exponencialmente a sua produtividade e lucratividade.